projetos culturais

 

projeto navio atavos /2016
 

Contemplado no Edital de Cultura da Cidade de Salto,SP
Este trabalho da continuidade ao exercício de vivência, reflexão e criatividade do Grupo de Mulheres Negras de Salto/SP – NYOTAS.
A partir de um desenho antigo de um navio negreiro sobre o mar impresso sobre tecido, um grande painel artístico foi montado coletivamente com a aplicação de bordados com trechos do poema Navio Negreiro do poeta Castro Alves que mais sensibilizaram cada uma das integrantes do projeto. As cores dos fios utilizados foram as mais sutis e naturais que as mulheres puderam encontrar, servindo de veículos para sua expressão artística.

Apresentacao navio_ALTA-26.jpg
 
 
 


navio ATAVOS/ curta metragem

 

oficinas

 

projeto mulheres bordadas fios do passado /2015

Mulheres bordadas
Contemplado no Edital Proac Culturas Negras
A exposição apresenta telas realizadas com técnica mista de fotografia, bordado e colagem. Primeiramente, as integrantes do Grupo de Mulheres Negras de Salto/SP - NYOTAS foram fotografadas por mim. A partir da impressão em tecido, participaram de oficinas de bordado e colagem sobre as fotos, compartilhando memórias, imaginários, conhecimentos, afetos e saberes. Todo o processo foi registrado em audiovisual pela cineasta Lilian Solá Santiago e pretende ser, juntamente com as obras expostas, um suporte de preservação da memória desta geração de mulheres negras de terceira idade.
 

fios do passado /curta metragem

oficinas

 

fotografias bordadaspelo grupo do projeto mulheres bordadas fios do passado

 

depoimentos do grupo de mulheres nyotas